HORA CERTA

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

DICA DE LIVRO - KURSK 1943 : UMA BATALHA DE DIMENSÕES ÉPICAS


"Kursk, 1943"

Uma Batalha de Dimensões Épicas...

Sinopse:

Na primavera de 1943, as Forças Armadas Alemãs preparam-se para a sua terceira ofensiva de verão contra o Exército Vermelho. Apesar da derrota em Stalingrado, os alemães estavam confiantes. As Divisões Panzer recebiam seus Tiger I, o mais pesado e poderoso tanque já construído, e estavam ansiosas para estrear ainda seus então novíssimos Pantera.

No ar, a Luftwaffe (a força aérea alemã) reunira o melhor de seus esquadrões de caça, abrilhantados por lendários ases, como Günther Rall e Gerhard Barkhorn. Para pulverizar o inimigo no caminho dos Panzer, haviam os "destruidores de blindados" Hs-129 e Ju-87G, sob o comando de outras lendas da aviação militar germânica, como Hans-Ulrich Rudel e Bruno Meyer.
Por seu lado, entretanto, o Exército Vermelho também aguardava o tão esperado embate. Depois de Stalingrado, o novo confronto era a chance de assumir em definitivo a iniciativa na guerra, de levar os alemães para além de suas reservas. Em seus esquadrões, uma nova geração de pilotos e de máquinas estava sedenta para "vingar" os massacres aéreos de 1941-42, confiante de que chegara a hora de subtrair à Luftwaffe o domínio dos céus.

Ao todo, mais de 5.000 aeronaves se enfrentariam nos céus sobre um campo de batalha onde dois exércitos no máximo de sua determinação mobilizariam mais de 2,5 milhões de homens e lançariam à luta mais de 8.000 blindados. Este livro, primeira obra escrita fora da Rússia especificamente sobre este tema, a luta aérea que se desenrolou à partir da ofensiva de verão alemã no Leste em 1943 (com o pano de fundo detalhado das operações terrestres envolvidas), é fruto de um profundo trabalho de pesquisa, englobando fontes das mais atualizadas e documentações até há pouco tempo inacessíveis, com ilustrações exclusivas e fotos raríssimas, traça a história desta luta épica e dos homens e mulheres que a protagonizaram.

Uma batalha que alterou o rumo da maior guerra do século 20.



A Batalha de Kursk.
Apenas 30 dias - que mudaram para sempre a história da Humanidade.


Este é o assunto deste livro, que traz ao leitor brasileiro um trabalho editorial inédito no país, numa obra no segmento da História Geral e Militar, com linguagem acessível, profundidade de conteúdo, formatação moderna, intenso cuidado de pesquisa de material fotográfico, e recursos de ilustrações especiais, inéditas, coloridas, incluindo perfis das aeronaves envolvidas, mapa e infográfico.

Tudo isso com a assinatura da equipe que produz ASAS-Revista de Cultura e História da Aviação, reconhecida como a melhor revista de aviação em língua portuguesa e a publicação brasileira do segmento aeronáutico de maior circulação em todo o território nacional.

Características da Séria Grandes Batalhas Aéreas

Formato: 18,4 x 24,7 cm
Capa em papel Supremo de 350 gr/m², em acabamento de luxo
Páginas internas em papel couché de altíssima qualidade, de 150 gr/m²
76 páginas
Suplemento interno especial, com oito páginas coloridas

Sobre o Autor

Cláudio Lucchesi, é jornalista profissional, dedicando-se à pesquisa histórica e ao trabalho jornalístico especializado no setor de defesa e aeroespacial desde 1994. Foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha, da Marinha do Brasil (1996), com o título de Amigo do Centro de Instrução da Aviação do Exército (2003), com a Medalha Mérito Santos-Dumont (2004) e com a Medalha do Mérito Aeronáutico, Grau de Cavaleiro (2006), ambas estas últimas concedidas pelo Comando da Aeronáutica; sendo esta última a mais antiga, importante e tradicional comenda da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2005, em co-autoria com João Paulo Moralez, publicou o livro Os Projetos Aeronáuticos de Alberto Santos-Dumont, e em 2006, foi organizador (junto com João Paulo Moralez), do livro do empresário e aviador Fernando de Arruda Botelho, Projeto Demoiselle - Do Sonho ao Vôo.

Fundador e diretor-editor de ASAS-Revista de Cultura e História da Aviação; por iniciativa e interesse pessoais, em paralelo com o trabalho profissional, Claudio Lucchesi tem se dedicado, há mais de dez anos, ao estudo da aviação do Leste Europeu, sobretudo na então União Soviética e, hoje, Rússia; o que o levou a reunir o maior acervo particular no Brasil de livros, imagens e outros tipos de materiais de pesquisa (muitos, obtidos em suas diversas viagens à Rússia, e também à Ucrânia, Hungria, Rep. Tcheca e Polônia) sobre o tema. Em abril de 1997, tornou-se o primeiro jornalista brasileiro a voar num jato de combate "soviético" Su-27UB, no 3º Esquadrão de Caça da Força Aérea da Ucrânia. É participante credenciado de mídia do Salão Aeroespacial de Moscou (MAKS) há dez anos, e desde 2001, é ligado ao grupo de estudos sobre aviação russa (Russian Aviation Research Group) da fundação britânica de pesquisa histórica aeronáutica Air-Britain (que reúne estudiosos de todo o mundo).

Um comentário:

Xracer disse...

O livro é excelente ! Leitura obrigatória pra todos estudioso da II Guerra Mundial ! Recomendadíssimo !!!!

Valeu pelo Post !!

Troca de Banner

HiperBanner