HORA CERTA

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Dica de Livro - Guerrilheiros Judeus na Segunda Guerra Mundial

OS IRMÃOS IZAK E NATAN KIMELBLAT ESTÃO LANÇANDO O LIVRO ‘GUERRILHEIROS JUDEUS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL’. ELES SE JUNTARAM A UM GRUPO DE VINTE E OITO ‘PARTISANS’ (GUERRILHEIROS ANTIFASCISTAS) PARA COMBATER A OCUPAÇÃO NAZISTA NA EUROPA ORIENTAL, QUE DUROU DE FINS DE 1939 A ABRIL DE 1945. EM DOIS BLOCOS DE ENTREVISTA NO PROGRAMA DO JÔ, ELES FALARAM QUE A PRINCIPAL OCUPAÇÃO DOS PARTISANS ERA A SABOTAGEM, VISANDO A MINAR A RESISTÊNCIA DO INIMIGO E COMPROMETER SUA LOGÍSTICA. NO TELÃO, FORAM EXIBIDAS FOTOS DO LIVRO.

Contato do Autor: kimelrj@gmail.com

história de luta na Segunda Guerra

João Ricardo Gonçalves - O DIA ONLINE

Rio - Uma história da II Guerra Mundial que quase ainda não foi narrada em língua portuguesa acaba de virar livro, pelas mãos dos próprios protagonistas. Aos 85 e 84 anos, respectivamente, os irmãos Izak e Natan Kimelblat contam no livro ‘Os partisans — Guerrilheiros judeus na Segunda Guerra Mundial’, como se transformaram de sobreviventes do massacre que dizimou habitantes de sua cidade natal em autores de uma resistência heróica aos nazistas.

À venda desde a semana passada, a obra foi inspirada pelo desejo dos irmãos, que vieram para o Rio depois da guerra, de contar o que pouca gente sabe: maiores vítimas do conflito, os judeus também resistiram, às vezes até com armas, ao extermínio.

O livro começou a ser escrito há cerca de três anos e meio. Ele relata como os irmãos, então com cerca de 20 anos de idade, se juntaram a um grupo de guerrilheiros judeus (partisans) na Ucrânia. “Depois de treinados, enfrentamos nazistas, às vezes, com táticas de guerrilha”, lembra Natan. Em alguns momentos a dupla escapou da morte por pouco: “Consegui me esconder embaixo de tábuas e o meu irmão fugiu correndo, enquanto balas furavam seu paletó”, lembra Izak, referindo-se ao dia em que os dois fugiram para a floresta. Durante o período de resistência, os irmãos tiveram ainda febre tifóide, foram baleados e enfrentaram frio rigoroso.

Link da Entrevista no Jô Soares - Site da Globo.com

Nenhum comentário:

Troca de Banner

HiperBanner