HORA CERTA

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Dica de Documentário - Um Brasileiro no Dia D

A Segunda Guerra Mundial sempre despertou grande interesse para o músico dos Paralamas do Sucesso, João Barone. Filho de ex-combatente, se dedicou de forma apaixonada ao assunto, paralelamente à música. Ao longo de anos, leu muitos livros e viu a maior parte dos filmes e documentários sobre este culminante momento da humanidade. Hoje é colaborador da revista Grandes Guerras, da editora Abril.

Em junho de 2004, João Barone realizou o sonho de qualquer entusiasta na Segunda Guerra Mundial: fez uma viagem com seu jipe - despachado via aérea - saindo do Rio de Janeiro até as praias da Normandia, onde ocorreu o histórico desembarque aliado em 1944, o célebre Dia D. Aproveitando as celebrações de 60 anos desta data histórica, Barone gravou a jornada na forma de documentário, que finalmente chega às bancas no dia 23 de novembro, lançado pela série de dvds da revista Aventuras na História - Grandes Guerras, da Editora Abril.

Intitulado "UM BRASILEIRO NO DIA D", o documentário de 55 minutos relata uma viagem através do tempo, com uma narrativa dinâmica e emocionante, onde Barone encontra o único brasileiro conhecido que participou do Dia D: o franco-brasileiro Pierre Closterman - nascido em Curitiba em 1921, falecido em março de 2006 - que foi o maior ás da aviação francesa durante o conflito.

Entre belas paisagens da região, passando pelos locais emblemáticos da costa da Normandia, Barone encontra veteranos, cidadãos comuns e testemunhas da época, registrando tudo com depoimentos emocionantes e verdadeiros, que levam ao espectador uma lição totalmente anti-belicista. Barone resume este trabalho como um "road movie histórico", tentando incluir o Brasil no contexto de um importante episódio da história universal. "É preciso lembrar e valorizar tudo que aconteceu naquela época, para que as gerações atuais e futuras não esqueçam jamais."


Com mais de duas horas de duração, o dvd traz além do documentário, vários extras: cenas adicionais, making of, infotextos e a entrevista completa com Pierre Closterman. A direção foi de Victor Lopes ("Língua"), fotografia de Jaques Cheuiche, co-direção, roteiro e trilha sonora original assinadas pelo próprio Barone. O documentário foi produzido pela TvZero, Sambascope e João Barone.


Nenhum comentário:

Troca de Banner

HiperBanner